segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Comparações estranhas e as vitímas de Ílidio Vale

 As comparações com Scolari nao fazem sentido. No dia em que Mourinho decidiu colocar um autocarro á frente da baliza em Now camp , nao passou a ser pior treinador do que o era, nem passou a ser mais parecido com Scolari. Admitiu a superioridade catalâ , e jogou abdicando de atacar , sobretudo após  a expulsão de Thiago Motta.
Scolari, para além de ter enormes fragilidades enquanto treinador cometeu erros demasiado graves enquanto seleccionador, Portugal teve nos anos 2004 e 2006 aquela que foi muito provavelmente a melhor selecção de sempre. o facto de termos tido um 2º e um 4º lugar num europeu e mundial  respectivamente dá a ilusão de que Scolari é um bom treinador de futebol. A verdade é que a selecção portuguesa era na altura uma das melhores senão a melhor selecção do mundo. Á geração de ouro (Vitor Baía, Fernando Couto, Rui jorge, Rui Costa, e Figo). juntavam-se o puto maravilha (Cristiano Ronaldo ), os 7 campeões europeus pelo fcporto ( Ricardo Carvalho, Paulo Ferreira, Costinha, Pedro Mendes, Deco, Nuno Valente e maniche. 9 com Baia e J. Costa) mais Petit, Pauleta, Nuno Gomes, Simão, Jorge Andrade, Miguel, Tiago e Postiga entre outros. Muitos destes encontravam-se na melhor fase da sua carreira.
  FCP havia sido campeão europeu, jogando com 9 portugueses no onze titular.
Scolari teve a grande oportunidade de uma era, de uma geração, e falhou. As critícas a Scolari nao se ficam apenas pelo facto de não ter vencido nenhuma competição. A verdade é que se ao facto de nunca ter convocado o Baia, considerado pela UEFA o melhor guarda redes da europa em 2004, juntar-mos o facto de no primeiro jogo do europeu ter colocado apenas 3 jogadores do fcporto, deixando de fora Ricardo Carvalho, na altura, muito provavelmente o melhor defesa central europeu, e deco naquela que foi a sua melhor época de sempre e que o levou até barcelona. Se nos lembrar-mos que com uma das melhores selecçoes que portugal já teve Scolari perdeu quase todos os amigáveis , mesmo contra equipas mediocres, e que teve fases de qualificação díficeis quando era exigível a portugal que vencesse quase todos os jogos do seu grupo. Scolari cometeu erros graves e quando Portugal se podia afirmar como um novo império futebolistico, fracassou. A história pouco se lembrará daquela magnífica selecção.
  Comparar Scolari com Ílidio Vale nao faz qualquer sentido. Há quem chegue a dizer que Ílidio Vale obriga jogadores a deixar de jogar futebol, quem diga que ele é péssimo. Como previa as críticas iriam se repetir. Á falta de argumentos , e perante a noção de que 3 posts consecutivos a bater em Ílidio Vale são absolutamente rídiculos e não fazem qualquer sentido, pouco há a fazer a não ser arranjar comparações estapafúrdias.
Portugal tem uma boa selecção sub 20, tem até ao momento o melhor guarda redes da competição, Mika. Um excelente central Nuno Reis, um bom defesa direito cedric, e um bom defesa esquerdo (na minha opinião) Mário Rui.  Danilo é um bom jogador para a posição que ocupa. O problema é que actualmente querem jogadores com a técnica do quaresma para ocupar qualquer posição em campo. Embora nao seja tão rápido , facilmente comparo Danilo a Fernando do fcporto, e de Fernando embora cometa por vezes erros graves com a bola nos pés, nunca ouvi dizer que não era jogador de futebol.
 É verdade que o meio campo da selecção nacional, é um meio campo sobretudo de luta, mais preocupado sempre na recuperação e destruição de jogo do que na construção. Muitas das vezes a bola nem sequer passa pelo meio campo português na direcção ao ataque. No ataque está o melhor avançado português que já vi jogar. Quando Nelson Oliveira tem a bola nos pés , toda a selecção se sente mais confortável, é incrivel a capacidade deste jogador em segurar a bola no meio de 3, 4 adversários , a capacidade  que tem em se enquadrar com a baliza. e a capacidade que tem em rematar de qualquer lado, com perigo. Depois deste mundial , o Benfica pode fazer um óptimo negócio com este jogador, o melhor para o Benfica seria no entanto manter o jogador nos seus quadros.  Alex, ja li na blogoesfera grandes críticas a este jogador. É no entanto um dos jogadores que mais admiro nesta selecção, com uma incrivel capacidade tecnica, e de drible. Alex faz me lembrar helder barbosa por vezes. Espero que possa ter melhor sorte no futuro.
  Por ultimo Caetano. Tem sido dos jogadores mais aplaudidos na Colômbia, e tem feito um bom mundial. Tem no entanto limitações para quem sonha vir a ser um jogador de topo. Dificilmente vence no um-para-um , e tanto no remate como na finalização apresenta grandes fragilidades. Até aqui tem usado a velocidade para ganhar vantagem aos seus adversários. Contra a França será mais dificil usar esse atributo.
  Apesar da qualidade individual dos nossos jogadores júniores, o mérito de Ílido Vale é enorme. Há quem o queira comparar também ao seleccionador grego que venceu o euro 2004. Fazer essa comparação depois de atribuir a Ílidio o titulo de pior treinador do mundo é no mínimo estranho. mas é também injusto. Contra Argentina portugal procurou manter o controlo defensivo que tem evidenciado desde o inicio da competição mas saindo sempre com perigo nas transições ofensivas. Foram de Portugal até as melhores oportunidades de golo conseguindo por duas vezes rematar na cara do guarda redes. Dizer que Portugal jogou para a loteria dos penaltys é admitir não ter visto o jogo contra a Argentina. è provável que quando a onda a favor de Ílidio for grande , alguns se calem, ou consigam contornar todas as críticas que fizeram. O mais provável no entanto é continuarem as críticas, mostrando toda a sua ignorância.


Sem comentários:

Enviar um comentário