domingo, 14 de agosto de 2011

O milagre e o milagreiro

http://lateral-esquerdo.blogspot.com/2011/08/o-milagre-de-ilidio-vale.html

 Não há outra forma de começar este post. A vontade de encerrar o assunto escrito no post anterior era grande, no entanto não há volta a dar. Quando á falta de competência para analisar um jogo de futebol se alia uma tremenda arrogância , surgem posts como o referido em cima. Na era da informação não há tempo a perder. um jogo chega para se analisar tudo e todos. "A qualidade de Bruno césar vê-se até a jogar contra uma equipa de empregado de hotéis" parece piada, mas há quem pense mesmo assim " http://lateral-esquerdo.blogspot.com/search/label/Bruno%20C%C3%A9sar". Quem viu Portugal Guatemala pode pensar que o seleccionador português "é o pior treinador do mundo", quem segue os jogos da selecção sub20 desde o torneio de toulon não. defrontamos a colômbia ( uma das selecções mais fortes do mundo na categoria_), a itália e costa do marfim com dois empates e uma vitória frente aos africanos e  com um total de 5 pontos , não nos apuramos no grupo devido aos golos marcados. Porém a marca ílidio vale começava a transparecer, Com ele Portugal não encanta, os laterais raramente aparecem nos momentos ofensivos, são também raros os ataques continuados, a selecção a nivel ofensivo vive acima de tudo da capacidade individual dos seus jogadores mais ofensivos. É nos processos defensivos que Portugal começa por se afirmar. Ílidio Vale segue a máxima de Mourinho, 1-0 e jogo ganho. quando Portugal se encontra em vantagem, a equipa adversária tem muitas dificuldades em criar oportunidades de golo. ´"Querem espectáculo? vão ao cinema" julgo que Mourinho disse algo do genero numa conferência de imprensa em inglaterra. Mourinho chegou , viu e venceu, o chelsea foi campeão 50 e tal anos depois da ultima vez. Mas , os mesmos especialistas de sempre querem sempre mais, exigem sempre mais. Há quem pense que o melhor treinador de futebol é aquele que põe a equipa a fazer correrias malucas, sem parar, pressão constante, troca de bola constante e em progressão. Sempre tudo ao ataque, é preciso é atacar. Isto é Jorge Jesus, no ano em que foi campeão  quiseram fazer dele o melhor treinador de sempre. já se verificavam porém as mesmas limitações hoje identificadas por muitos. Se Jesus fosse selecionador dos sub 20 hoje não estariamos nas meias finais. Tinha-mos no entanto assistido a momentos absolutamente espectaculares.
  Portugal venceu a Argentina nas grandes penalidades, é ja o quinto jogo( a totalidade dos jogos no mundial) sem sofrer golos. Aqueles que tanto criticaram ílidio Vale e de forma tão rápida parecem   nada ter a dizer desta vez. É no entanto muito provável que apareçam videos que expliquem as fragilidades de Ílidio, citaçoes que demonstrem que Mourinho não gosta de Ílidio, nem o pode ver a frente. No fim o maior especialista em futebol  da blogoesfera portuguesa acabará por ter razão de uma forma ou de outra. Continuarão a aparecer comentários a elogiá-lo e a agradecerem por lhes terem mostrado a luz. Cada jogador que elogie se tornará bom e cada jogador que critique se tornará mau. Por pouco perceber de futebol (á excepção de alguns conceitos teóricos , nao parece perceber de muito mais) vai voltar a enganar-se dezenas e dezenas de vezes.


Depois de ter derrotado a Argentina, é provável que haja quem pense que Portugal tem a melhor selecçao do mundo. Porém a Argentina nao entrou nunca, na minha opinião no lote de 3 ou 4 grandes candidatos ao titulo. Apresentou desde o ínicio uma fraca capacidade de criar situações de perigo. nas transições defensivas cometem por vezes erros graves. Individualmente a Argentina tem provavelmente a 2ª melhor selecção do mundial. Nunca formou no entanto um colectivo forte.
  Num determinado post a bater no Ílidio Vale vi comentários a dizer que contra a argentina ia ser uma tareia das antigas e que até ia meter pena. Eu escrevi :
"Para quem disse que ate ia dar pena o jogo da argentina. ainda nao deves ter visto a argentina a jogar.
eles sao favoritos mas a vencerem sera mt provavelmente pela margem minima, mas veremos"

Desde cedo ínclui a argentina num segundo grupo de selecçoes candidatas, o mesmo grupo onde coloquei Portugal. As mais fortes selecções continuam a ser na minha opinião o Brasil e a colômbia, havemos de defrontar uma delas na final ou para o 3º lugar

Ps: este texto foi escrito antes de saber da derrota da colombia diante do méxico. Do méxico nada vi até ao momento. Os resultados das selecções jovens mexicanas e a forte selecção sénior já existente dão a entender que está a nascer um monstro. Relembro que o méxico se sagrou campeão do mundo de sub 17 á cerca de um mês.
Gostava de ter acompanhado esta selecçao desde o inicio, infelizmente tal não foi possivel



2 comentários:

  1. Meu caro, há gentinha que quando lhe cheira a F.C.Porto, ficam logo com uma grande coceira. Não dês importância, não vale a pena tanto trabalho.

    Vou colocar o teu link nos meus favoritos.
    Abraço

    ResponderEliminar
  2. AHAHAHAHAHAHAHAHAHAH TÃO BURRO QUE DOI!

    ResponderEliminar